Podemos considerar que há um grande mercado que oferece boas ferramentas de gestão escolar. Uma boa escolha garante o crescimento da instituição e um diferencial percebido pela comunidade escolar frente aos concorrentes. Para escolher o melhor sistema de gestão escolar para a sua escola, é necessário garantir que ele seja adaptável para a educação infantil.

Escolas Infantis possuem desafios diferentes de outras escolas para crianças maiores no ensino básico. Nelas, são trabalhadas a formação intelectual, social e até profissional dos pequenos alunos. Existe uma grande preocupação com o desenvolvimento de habilidades e o uso de novas tecnologias para acelerar o aprendizado.

Sabemos também que as crianças poderão ser estimuladas para desenvolver habilidades motoras e de relacionamento interpessoal, mas o mais importante é pensar como a gestão da instituição pode ser otimizada com o objetivo de melhorar o relacionamento com pais e responsáveis. É necessário que haja investimento nessa parte para que as escolas de educação infantil possam cuidar de forma mais tranquila da área pedagógica.

Vantagens oferecidas por software de gestão que auxiliam para que isso se torne cada vez mais rápido estão relacionados a otimização de processos e praticidade em tomadas de decisão no setor financeiro, por exemplo. Além das inúmeras funcionalidades que podem ser percebidas de acordo com as peculiaridades de gestão do seu colégio.

Considerando todos esses pontos, separamos dicas para te ajudar a escolher de forma mais criteriosa qual o melhor sistema de gestão escolar para a sua escola infantil. Boa leitura!

Compare os sistemas de gestão escolar disponíveis

Para entender as vantagens e desvantagens da contratação de qualquer software de gestão, utilize as dicas abaixo como checklist na hora de tomar a decisão pela melhor ferramenta.

O que é mais crítico para ser observado na educação infantil?

Dica 1 – É preciso olhar para:

– capacitação e treinamento de professores e gestores pedagógicos;

– acompanhamento e avaliação das decisões da governança;

– aproximação do relacionamento com a família e a comunidade escolar;

– monitoramento das metodologias de ensino em cada processo e disciplina.

Como analisar a usabilidade da ferramenta da forma mais pessoal possível?

Dica 2 – É preciso se perguntar antes de levantar os diferenciais das funcionalidades do software:

Quais são as verdadeiras necessidades da minha escola de educação infantil? Que obstáculos precisam ser tirados do caminho e que problemas devem ser resolvidos?

Em uma lista de prioridades, quais são os principais pontos de melhoria?

Dentre todas as opções, como escolher o melhor?

Dica 3 – Para agilizar essa análise, você precisa responder se os sistemas de gestão escolar possuem funcionalidades que possam ajudar a realizar as seguintes atividades no seu dia a dia:

– acompanhamento do desempenho de alunos e professores;

– controle da emissão de boletins, relatórios, comunicados, circulares e provas;

– alimentação e monitoramento do calendário escolar completo;

– atividades de ações contínuas de acompanhamento de alunos e pais, com o objetivo de impedir evasão escolar;

– comunicação mais clara e objetiva com alunos, pais e educadores;

– visão geral sobre o processo financeiro, considerando monitoramento dos dados que podem estar relacionados às atuais e futuras despesas e receitas, alunos matriculados, taxa de rematrícula, frequência e rendimento dos alunos etc.;

– integração da plataforma com sistemas contábeis e aos principais bancos;

– possibilidades para otimizar o processo de cobrança, para reduzir a inadimplência;

– existência de módulos de controle de capacitação de professores;

– facilitação do planejamento anual pedagógico;

– possibilidade de acesso remoto para tomada de decisão e possível gestão a distância de alguma crise;

– controle completo de rotina escolar, permitindo que ela seja mais integrada e produtiva;

– treinamento da equipe que vai operar o sistema e suporte contínuo.

Como considerar o melhor custo-benefício?

Dica 4 – Após a resposta das perguntas anteriores, vamos testar?

– Se a maioria das perguntas acima foram respondidas positivamente, considere-se com sorte! Mas entenda que essas funcionalidades precisam realmente estar em ação no seu dia a dia. Peça para fazer um “trial” do sistema! O sistema precisa ser intuitivo, por isso, verifique se a sua instalação é prática, se as configurações não possuem grandes complicações e se a acessibilidade é boa. Ao testar, envolva todo o time que vai operar o software, para perceber se haverá a possibilidade de conquistar resultados em curto prazo.

Consegue entender que não é tão difícil escolher uma ferramenta que seja personalizada para a sua instituição? Em breve, você terá acesso a outros conteúdos que vão te ajudar a entender como fazer uma melhor gestão escolar.

Quer conhecer melhor a eficiência do nosso produto? Acesse o case que compra os resultados obtidos por uma instituição que é nosso cliente. Ainda precisa bater um papo para saber mais? Entre em contato conosco.