No mundo dos sonhos do gestor escolar, ele atuaria somente nos setores que realmente precisam dele, onde ele se faz mais necessário. Assim, poderia se dedicar ainda mais à área pedagógica, a parte mais importante da escola.

Contudo, na prática, sabemos que não é assim. Ele precisa gerenciar com responsabilidade, motivação, sempre preocupado com a formação continuada de sua equipe, interagindo com a comunidade escolar, atualizando-se e compartilhando conhecimentos.

Mas como conseguir lidar com todas essas obrigações de forma eficaz, sem deixar nada sair do controle para o bom andamento de sua instituição de ensino? É aí que aparece o sistema de gestão escolar e toda a sua importância como ferramenta imprescindível para a administração de escolas.

Pensando nisso, mostramos 4 razões para você, gestor, investir em um sistema de gestão para a sua escola.

1. Agilize processos

Muitas funções executadas em instituições de ensino são burocráticas e trabalhosas, o que exige atenção redobrada dos funcionários da secretaria. Um exemplo, comum em todas as escolas, é a emissão de extratos financeiros ou o acompanhamento da inadimplência. O processo demanda um controle minucioso por parte do setor administrativo, que é bem passível de erros que podem gerar consequências muito sérias e de grande impacto.

A partir do momento em que um sistema de gestão escolar é implantado, processos desse tipo são otimizados, já que o acesso aos dados de modo organizado e sistematizado é simples e intuitivo. Gerar documentos, fazer o acompanhamento de pagamentos, divulgar informações importantes e publicar comunicados torna-se mais fácil e eficiente.

Leia também: 5 mitos sobre software de gestão escolar que você precisa saber.

2. Reduza custos operacionais

Uma vez que todas as operações passam a ser registradas dentro de um mesmo ambiente, já que é isso que acontece quando você adota um sistema de gestão escolar, os custos com operação e manutenção são reduzidos de forma substancial.

Problemas que antes eram identificados em áreas como controle de contas a pagar, por exemplo, são reduzidos (muitas vezes, eliminados), fazendo com que o trabalho dos profissionais envolvidos se torne cada vez mais eficiente. A consequência disso é que essas pessoas ganham mais tempo para executar tarefas complexas ou outras atividades.

3. Ganhe precisão na hora de fazer investimentos

Com conhecimento e controle de todos os departamentos da escola, você saberá quais áreas precisam de investimento e quais podem estar gastando além da conta. Assim, poderá equilibrar todos os gastos e ter uma visão clara de onde, quando e por que investir, tornando sua instituição de ensino mais eficiente.

Um sistema de gestão escolar fará com que sua escola funcione de forma organizada e, principalmente, integrada. Todos os setores estarão trabalhando de forma conjunta em busca de um bem comum: o ensino/aprendizagem de qualidade e a boa formação dos alunos. Com toda a equipe de profissionais mais eficaz, essa mudança positiva na gestão escolar será percebida tanto pelos alunos como pelos seus responsáveis.

4. Aumente a retenção de alunos

Acabamos de falar sobre pais e alunos perceberem a mudança positiva da escola quando todos os processos estão funcionando plenamente. A consequência disso é uma relação de cada vez mais confiança com a instituição de ensino.

Nesse contexto, o atendimento ao público (pais, alunos e responsáveis) torna-se ainda mais profissional, com regras claras e bem estabelecidas. Novos alunos e pais/responsáveis enxergam isso como um ponto positivo e de extrema importância, desejando fazer parte da sua instituição. Os que já fazem parte de sua escola, por sua vez, passam a não querer trocá-la por outras.

Junto com isso, o sistema de gestão escolar armazena informações importantes sobre o relacionamento entre escola, alunos, pais e responsáveis. Essas informações permitem o fortalecimento da relação, reduzindo, consequentemente, o risco de evasão.

Aquele mundo dos sonhos do gestor escolar, de que falamos lá no começo do texto, passa a ser possível quando todos os processos estão automatizados e integrados e as análises estão simplificadas.

Portanto, gestor, agora que você já conhece algumas razões para investir em um sistema de gestão de instituições de ensino, vamos focar no que realmente interessa para a sua escola? Comece a usufruir dos benefícios de uma gestão escolar integrada!

inadimplência-escolar