Os problemas causados pela inadimplência

É bastante comum que escolas e diversas instituições de ensino sofram com a inadimplência. A quantidade de devedores pode, inclusive, ser uma ameaça à continuidade de suas atividades, pois o orçamento fica comprometido.

Com isso, surgem diversas dificuldades financeiras e consequências negativas para o funcionamento da instituição, como a falta de manutenção do espaço físico e dos equipamentos, falta de investimentos em melhorias, dificuldades com custos de operação, demissão de funcionários, entre outros problemas.

Dessa forma, a qualidade dos serviços prestados pela escola também fica comprometida e, com isso, o risco de perder alunos é grande.

A partir desse cenário, fica claro que um sistema de cobrança eficiente e eficaz é o primeiro passo para evitar que a inadimplência se torne incontrolável em sua instituição de ensino. Porém, a grande maioria não se atualiza e mantém sistemas inadequados, enfrentando, assim, grandes dificuldades no momento de realizar a cobrança.

Os desafios das instituições na hora de cobrar

A cobrança, muitas vezes, é um dos processos mais complicados e burocráticos para uma instituição, pois necessita de diversos meios para que seja efetuada de maneira correta. Esses meios dependem de vários fatores externos que podem complicar ainda mais o processo, como alguns serviços de instituições bancárias que causam lentidão e morosidade na solução dos problemas.

É evidente que, como atividade administrativa, a cobrança requer cuidados extras, pois qualquer erro em sua execução pode causar enormes transtornos à empresa e aos seus clientes.

No caso das instituições de ensino, isso não é diferente. A inadimplência, assim como em qualquer outra área, é um fator determinante para o caixa e, consequentemente, para a saúde financeira da instituição. Por isso, é de suma importância que a escola esteja munida de conhecimento, técnicas e táticas efetivas para a realização das cobranças e, com isso, evitar maiores prejuízos.

Pensando em simplificar os processos de cobrança de sua instituição de ensino, o iScholar, em parceria com o PJ Bank, lançou o Cobrança Fácil, um recurso que oferece diversas vantagens na hora de cobrar.

Mais facilidade no processo de cobrança

Como é sabido, a cobrança é uma das tarefas que mais exigem da administração. Por isso, o Cobrança Fácil do iScholar vem para simplificar esse processo com as seguintes vantagens e recursos:

  • configuração de multas, juros e descontos de seu boleto;
  • tarifa do boleto descontada apenas se o boleto for pago;
  • ativação do recurso de forma simples e descomplicada;
  • gerenciamento de seus recebimentos no próprio sistema;
  • valor do boleto fixo, independente do volume gerado;
  • integração para registro/verificação de pagamentos automática, dispensando o envio de arquivo de remessa ao banco e processamento de arquivo de retorno;
  • liquidação automática e depósito na conta em 2 dias úteis.

Quanto custa?

Com certeza, os custos e os gastos são elementos fundamentais na hora de optar por adquirir um novo serviço ou recurso. Além de não onerar muito a instituição, é importante que esteja dentro do orçamento.

Dessa forma, o Cobrança Fácil é ideal, pois são cobrados apenas R$ 2,98 por boleto liquidado, além de a ferramenta oferecer custo ZERO para emissão de segunda via, baixa, cancelamento e/ou alteração de vencimento.

Agora que você já sabe tudo o que o Cobrança Fácil pode fazer, que tal solicitar agora mesmo para a sua escola?
Fique por dentro das novidades sobre as melhores práticas de gestão para sua escola através de nossas redes sociais:

Facebook: SistemaiScholar
Instagram: @sistemaischolar

Até a próxima!