Um dos maiores desafios que gestores escolares vêm enfrentando atualmente é em relação à modernização e inovação no ambiente de ensino. Gerir colaboradores e alunos de forma inovadora, bem como buscar alcançar os melhores resultados, tem se tornado cada vez mais uma exigência para que uma instituição de ensino se mantenha atuante no mercado, e também para que seu líder tenha destaque sendo um gestor inovador.

Se antes as lideranças antiquadas eram algo comum e se baseavam apenas no carisma para atraírem a atenção de pais, alunos e equipes, a realidade que estamos vivendo hoje já não abre mais espaço para quem busca atingir seus objetivos sem tentar novos métodos de abordagem. A bola da vez é, sem sombra de dúvidas, a inovação.

Acredite, as mudanças estão acontecendo rapidamente e qualquer um que tira um tempo para observar consegue perceber isso. Em um mundo onde a competição se faz presente em todas as esferas existentes, as escolas e demais instituições de ensino precisam se atualizar constantemente para que não fiquem para trás.

Para que isso seja possível, a procura por profissionais que sejam realmente preparados tem aumentado consideravelmente. Eles precisam se habituar a uma rotina de formação contínua, além de estarem dispostos a buscar inovação, postura empreendedora e criatividade a todo momento.

Resumidamente, para que um profissional tenha destaque sendo um gestor inovador, ele precisa sair de sua zona de conforto. Essa é a principal atitude para se alcançar bons resultados.

O que os gestores têm feito para se tornarem inovadores?

Com o que abordamos até aqui, você já conseguiu perceber o quanto as coisas estão mudando. Além disso, está ficando cada vez mais necessário se adaptar a todos esses avanços e modificações que estão ocorrendo. Contudo, a dúvida sobre o que deve ser feito para adotar uma gestão inovadora talvez tenha surgido em sua mente, mas não se preocupe.

Para que você tenha destaque sendo um gestor inovador é preciso mudar sua forma de pensar e abrir espaço para as boas práticas que muitos gestores estão adotando. Com o intuito de melhorar a qualidade da gestão que realizam, eles não buscam quebrar o estigma de que são restritos apenas às atividades técnico-burocráticas da escola, mas sim reforçar a imagem de que são aptos a inovar e construir uma escola onde a aprendizagem é o foco.

Quer entender mais sobre quais são as atitudes que os gestores estão tomando para se tornarem mais inovadores?

Separamos alguns pontos importantes de uma pesquisa realizada pela Avalia Educacional e a Editora Moderna, intitulada “Educação: planejamento e gestão nas escolas particulares”, que trouxe dados que comprovam que as lideranças escolares estão inovando muito mais na construção de uma escola colaborativa.

Em resumo, os dados nos mostram que os gestores inovadores:

  • Estão cada vez mais preocupados em estimular atividades inovadoras
  • Acreditam que boas práticas devem ser incorporadas na rotina da escola
  • Argumentam que o monitoramento do desempenho dos alunos é essencial para alcançar as metas de aprendizado
  • Afirmam que a escola precisa criar senso de responsabilidade nos alunos
  • Acreditam que a interdisciplinaridade deve ser incentivada nos estudantes
  • Acham que as famílias devem dar continuidade a projetos relacionados à conduta ética, a preservação do meio ambiente e a saúde
  • Reforçam que as decisões devem ser tomadas com a participação de todos
  • Acreditam que é necessário abrir espaço para a participação familiar na instituição de ensino

O que podemos perceber diante de tudo isso é o quanto a colaboração dos alunos, comunidade e família é importante para uma gestão inovadora. De nada adianta querer inovar e fazer diferente se continuar seguindo os mesmos padrões antiquados que não integram todos os envolvidos no processo de aprendizagem.

Então, para que você tenha destaque sendo um gestor inovador, sua primeira missão deve ser trabalhar em busca da integração da família e da comunidade ao ambiente de ensino, fazendo com que os pais, alunos e colaboradores tenham o mesmo objetivo de melhorar os resultados do que é oferecido hoje.

Você quer mudar sua instituição de ensino? Quer que ela seja reconhecida por fugir dos métodos tradicionais? Espera que ela seja referência devido à busca por novas abordagens e métodos de ensinar? Para que tudo isso aconteça, não tenha receio de expandir seus horizontes e buscar novos caminhos.

Ah, se você gostou deste tema e tem algo para compartilhar sobre ele, conte para a gente aqui nos comentários suas experiências.

Aproveite para nos seguir em nossas redes sociais:

Facebook: /SistemaiScholar
Instagram: @sistemaischolar

Até a próxima!