Você sabe bem que comandar uma escola exige um esforço significativo, pois envolve muito mais do que acompanhar o desenvolvimento dos alunos. Hoje, todo bom gestor precisa ter em mãos ferramentas que o auxilie a otimizar e alinhar todo o desempenho da instituição de ensino. Uma forma para que ele faça isso é apostar em uma gestão integrada e em um sistema que englobe toda as informações que circulam na escola em um único lugar.

Com o intuito de te ajudar a melhorar e integrar os processos existentes na sua escola, nosso artigo de hoje é sobre os benefícios que a gestão integrada proporciona, por meio de um sistema tecnológico especializado e com foco em resultados. Continue lendo!

Afinal de contas, o que é gestão integrada?

A gestão integrada pode ser definida como a ação de incorporar elementos de gestão a um conjunto, ou seja, é a gestão de todos os departamentos de uma organização com o intuito de atingir os objetivos que ela possui de uma forma mais eficiente.

Para que ela seja realizada da melhor forma possível, o mais recomendado é a utilização de um software que seja capaz de integrar os processos e dados de todos os segmentos da empresa em um único lugar. Um sistema de gestão integrada contribui com a comunicação da organização, automatiza todos os processos e ainda disponibiliza em um só local todas as informações relevantes para que o gestor tenha mais assertividade na tomada de decisão.Saiba porque uma escola precisa de um Software de Gestão.

Qual é a função de um sistema de gestão integrada?

Falando de uma forma bem objetiva: trata-se de unir os dados e processos de todos os setores de uma empresa em um ambiente que seja seguro. Além disso, nele, os gestores têm acesso direto a todas as informações em tempo real e conseguem centralizar sua gestão em um único sistema, fazendo com que se torne mais fácil atingir os objetivos da organização.

E ele não se restringe a apenas isso. O sistema de gestão integrada ainda busca um diagnóstico para as principais necessidades que sua instituição de ensino possui. Após implantar uma metodologia específica para promover mudanças positivas na escola, ele também identifica quais ações precisam ser realizadas, como o trabalho que precisa ser feito e quais indicadores e métricas precisam ser acompanhados, tudo com o intuito de potencializar o desenvolvimento do negócio.

Os principais benefícios de uma gestão integrada

Se você ainda faz parte dos gestores que optam pelos métodos de gestão tradicionais, saiba que evoluir tecnologicamente e adotar um sistema de gestão integrada garante que sua instituição de ensino tenha maior eficiência nos processos que a compõem.

Para facilitar seu entendimento, trouxemos alguns benefícios de implantá-lo em sua escola. Confira:

Monitora os resultados

Um sistema automatizado permite que você acompanhe as operações em tempo real e monitore todos os resultados. Com isso, será mais fácil evitar erros, organizar as tarefas para atingir os objetivos da escola e avaliar o desempenho que seus colaboradores estão tendo, o relacionamento com os clientes e a quantidade de vendas.

Evite gerir com base em suposições e comentários, um sistema de gestão é o caminho!Case: veja como a Unipac otimizou as rotinas escolares com iScholar

Aumenta a produtividade

Automatizar seus processos por meio de um sistema de gestão integrada contribui para um aumento considerável na produtividade. Isso acontece, pois ele tem a capacidade de agilizar o trabalho e diminuir os esforços da equipe, que terá mais tempo livre para cuidar de outros pontos importantes dentro de uma escola. A qualidade do ensino é uma delas, por exemplo.

Unifica todos os setores

Assim como já citamos, uma gestão integrada é aquela que une todos os setores. Muitas vezes, os departamentos de uma organização não possuem conexão entre si e a informação entre eles é totalmente precária. Por isso, é essencial que você unifique todos os setores para que eles trabalhem de maneira integrada, pois só assim é possível que os objetivos sejam alcançados.

Os custos são reduzidos

Outro benefício da gestão integrada é a redução de custos. Ela, por sua vez, se refere ao planejamento, à execução e ao controle da produção e logística das atividades que acontecem no negócio. Obviamente, o sistema de gestão integrada não resolve todo o problema, mas consegue ser muito eficaz para a tomada de decisão.

Diminui o retrabalho

Um sistema de gestão integrada ainda reduz drasticamente o retrabalho. Isso acontece, pois a informação passa a ser presente em todos os setores da instituição de ensino sem que haja manipulação e alteração dos dados. Aqueles trabalhos cansativos e repetitivos também são sistematizados, permitindo que seus colaboradores tenham acesso a uma ferramenta sofisticada e que auxilia na gestão estratégica da escola.

Gera dashboards

Ao adotar um sistema de gestão integrada na sua escola, você contará com dashboards de apoio à decisão sobre cada atividade que a instituição de ensino desempenha, o que facilitará – e muito – o controle do negócio e de todos os processos que acontecem. Assim, você poderá analisar com calma os gráficos gerados antes de tomar uma decisão, possibilitando que melhorias sejam feitas e erros sejam evitados.

O que a gente tira de bom de tudo isso?

Acredite, com um sistema de gestão integrada você estará, literalmente, no controle de tudo. Estamos falando de um software capaz de ver tudo o que acontece dentro da escola, alertando, identificando enganos e mostrando com clareza qual é o caminho para corrigir e melhorar o desempenho das atividades.

Por fim, esperamos que este artigo tenha te ajudado a tirar suas dúvidas e clarear suas ideias sobre investir ou não em um software de gestão integrada. Caso queira implantar em sua escola, está na hora de conhecer o iScholar, que é um sistema integrado de gestão escolar 100% online e que atende às necessidades de todos os departamentos de uma instituição de ensino, abrangendo da área pedagógica ao financeiro.

Ficou interessado? Acesse nosso site e teste por 15 dias grátis!

inadimplência-escolar