Se você atua como gestor de alguma instituição de ensino, sabe bem o quanto tem sido cada vez mais importante entender melhor os funcionamentos e as possibilidades que existem dentro desse universo da educação.

Felizmente, devido ao grande avanço que as escolas estão tendo que buscar, um assunto muito importante tem ganhado alta visibilidade: a gestão escolar. E por entendermos a importância que esse assunto deve ter, hoje abordaremos algumas dicas de livros para auxiliar você ou qualquer outra pessoa que se interesse pelo assunto.

Entretanto, antes de elencar quais são os melhores títulos, é preciso entender que estamos falando de um campo de atuação que engloba os mais diferentes públicos, sendo alunos, pais, professores ou responsáveis e que serve para organizar tudo aquilo que influencia nas práticas escolares.

Agora que você entende ao menos um pouco sobre o que é gestão escolar, abordaremos abaixo algumas dicas de livros sobre esse assunto que são muito importantes para te ajudar a construir seu conceito sobre o assunto. Confira:

Gestão escolar – dicas corporativas

O autor do livro, Almir Vicentini, defende que os gestores escolares precisam estar atualizados e dispostos a compartilhar seus conhecimentos com suas equipes, reforçando a importância das instituições de ensino usarem as grandes empresas para se inspirarem e se prepararem para novos desafios. Além disso, a proposta do livro gira em torno de trazer o ambiente escolar para os aspectos da realidade corporativa, como a importância de se adaptar a uma nova realidade pela concorrência e, também, a busca pela excelência nas ações que são realizadas.

Tecnologias na formação e na gestão escolar

As autoras Myrtes Alonso e Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida buscam mostrar o quanto a tecnologia está cada vez mais interligada ao ambiente escolar, dando um enfoque especial para o gestor à frente da implementação e contato com as novas TICs (Tecnologia de Informação e Comunicação) dentro do ambiente escolar.

Além disso, compartilham conhecimentos técnicos e cases de sucesso que tomam como base as experiências práticas dos próprios autores, incentivando que o gestor some aquilo que já sabe sobre o tema à novas ideias e sugestões.

Gestão Escolar: Perspectivas, Desafios e Função Social

Eduardo Monteiro e Artur Motta, autores do livro, tentam mostrar como é discrepante as mudanças que ocorrem no mundo e a estagnação das escolas. Para reverter a situação, apontam que é necessário tomar medidas realmente transformadoras, pois só assim a educação institucionalizada voltará a ser integrada aos indivíduos que estão em salas de aula e poderão ser, futuramente, os agentes da mudança.

Com base nisso, a obra defende uma abordagem a partir da informação, da comunicação e do conhecimento como aspectos que fazem toda a diferença e contribuem com o funcionamento atual que temos do mundo.

Gestão para resultados na educação

No livro, as autoras Izabela Murici e Neuza Chaves, relatam suas experiências vividas ao longo de 10 anos trabalhando em diferentes estados e municípios do país. Elas buscam mostrar o quanto o método de gestão abordado pode fazer com que os resultados pedagógicos melhorem, e também reforçam que os fatores ambientais e comportamentais influenciam em como os alunos se desempenham, bem como em seus índices de aprovação.

Gestão de Ensino e Práticas Pedagógicas

Adelar Hengemühle traz em seu livro referenciais teóricos para orientar e fundamentar como é possível concretizar a educação. Para ele, existem vários fatores que precisam ser levados em consideração, independentemente do projeto educacional. Entre eles, os fundamentos educacionais que podem dar vida à metodologia, aos conteúdos e à avaliação, além de qual perfil de aluno que queremos.

A Escola Participativa – O Trabalho do Gestor Escolar

O livro de Heloisa Lück, Robert Girling, Sherry Keith e Kátia Siqueira de Freitas aborda de forma didática e acessível o tema da gestão escolar participativa, trazendo uma visão teórica do assunto e discutindo tópicos concretos. Dentro deles, estão como motivar e liderar a equipe escolar, tomar decisões, administrar o trabalho dos colaboradores e solucionar problemas.

Caso você se interesse pelo assunto e queira entender mais a fundo, nós também falamos sobre a importância da gestão escolar participativa aqui.

Gestão Escolar e Docência

Casemiro de Medeiros Campos, o autor, dividiu o livro em duas partes, onde a primeira, intitulada como “A gestão escolar e a crítica da educação”, tem o objetivo de realizar uma rigorosa análise da possibilidade de utilizar a mediação da gestão escolar como base da excelência na qualidade da escola; e a segunda, “A docência e a gestão escolar”, aborda a docência como corpo conjugado organicamente à gestão escolar.

Para finalizar, conte para a gente nos comentários se você também tem dicas de livros sobre gestão escolar. Afinal, toda troca de conhecimento é válida!

Ah, siga-nos em nossas redes sociais:

Facebook: /SistemaiScholar
Instagram: @sistemaischolar

Até a próxima!

*Este conteúdo foi produzido tomando como referência os sites do Governo do Brasil.