Os pais têm delegado incumbências, muitas vezes que fazem parte da educação familiar, para as escolas e isso gera um atrito tanto dos pais para a escola e professores que acham que a escola não está fazendo um bom trabalho, quanto dos educadores para os pais. A relação pais-escola tem que funcionar como uma parceria, visando o bem comum: o aluno.

Entende-se aqui que a educação compreende tanto a transmissão de conhecimentos, hábitos e valores, como também criar condições para que o indivíduo tenha experiências. Podemos dizer que educar é de alguma forma influenciar o desenvolvimento de aprendizado.

Veja também: Como melhorar o diálogo entre escola, pais e alunos?

Como a família pode melhorar o rendimento do aluno

A família é responsável pelo desenvolvimento, intelectual, físico, moral e pela personalidade do seu filho. O comportamento dos pais influencia a forma como os filhos irão se relacionar com o mundo. Os pais são a primeira referência, o primeiro exemplo que os filhos irão seguir.

Portanto, são os pais os responsáveis por ensinar os filhos a lidar com as diversas situações da vida, sejam elas positivas ou negativas.

São os pais, por exemplo, que tem a obrigação de ensinar o filho a receber um “não” quando isso for necessário e que nem sempre as situações ocorrem do jeito que ele havia planejado ou imaginado.

Participação dos pais no cotidiano escolar

Quando os pais são ativamente participativos nas atividades escolares e no cotidiano escolar da criança, a tendência é de que o aluno se esforce mais para mostrar seu valor para os pais, além do fato da criança se sentir apoiada, amada e importante.

Pais que procuram saber da vida escolar do filho, como por exemplo, o comportamento em sala de aula, relacionamento com colegas e professores, notas e dificuldades enfrentadas, são mais dispostos a ajudar os professores com os desafios do dia a dia e estão mais preparados para tomar algumas medidas dentro do ambiente familiar. Isso, sem dúvida, promove um aumento na performance do aluno.
Veja também: Por que sua escola precisa de um Software de gestão escolar?

A cobrança deve ser feita corretamente

De nada adianta os educadores dizerem aos pais que o filho não está indo bem na escola, que não está aprendendo, não participa das atividades e nem presta atenção nas aulas.
Os pais precisam saber como podem ajudar a solucionar este problema e a escola deve orientar como isso pode ser feito. Cada um deve saber seu papel nesse relacionamento, os educadores não podem assumir o papel dos pais na vida da criança, afinal, a escola não é família e o mesmo ocorre no ambiente familiar: pais não devem delegar à escola o papel que cabe a eles.