Talvez o maior segredo que exista para entender mais sobre gestão escolar é que não existe fórmula de sucesso. Porém, isso não é motivo para desistir! Muito pelo contrário, o desafio pode deixar tudo mais interessante. Mas, para facilitar, selecionamos 5 dicas para uma gestão escolar de sucesso:

Saber um pouco de tudo

É muito importante sermos especialistas em algo. Ser expert em nossos maiores diferenciais é essencial. Porém, o gestor precisa sair um pouco do âmbito da educação e saber de tudo um pouco. Administração, finanças, gestão de pessoas, marketing e estratégias para negócios são características muitos importantes para uma boa gestão escolar. Leia o máximo que puder sobre esses temas!

Seja professor

Não é necessário, claramente, ser um professor para ter uma boa gestão escolar. Mas a experiência da sala de aula é importante para o desempenho. Por isso, os professores saem em vantagem nessa “corrida”.

Case: veja como a Unipac otimizou a gestão escolar com o iScholar

Seja organizado

Organização e produtividade andam sempre juntas, e elas farão de você um profissional mais eficiente alcançando mais resultados ao invés de “perder” tempo solucionando problemas. Organização e planejamento reduzem improvisos, aumentam o profissionalismo e melhoram sua imagem como gestor e líder perante a sua equipe e clientes.

A tecnologia é sua amiga

Para dar conta de todos os segmentos que uma gestão escolar eficaz pede é necessária uma ajuda da tecnologia, afinal são vários recursos variados, demandas diárias e burocracias. Para ter uma gestão escolar de qualidade, a tecnologia é indispensável. Ter um sistema unificado que englobe todas as demandas e que permita aos gestores uma visão unificada da escola.

Saiba porque uma escola precisa de um Software de Gestão Escolar

Controle os gastos

Ter um sistema financeiro ou mesmo uma planilha de gastos atualizada é de extrema importância e fundamental para saber de onde vem e para onde está indo o dinheiro. Além de ter uma visão geral do financeiro da sua escola, caso seja necessários cortes, você terá mais facilidade para identificá-los.

inadimplência-escolar